A abertura da Exposição Fotográfica Conhecendo Penha aconteceu no dia 20 de dezembro durante O Natal Encantado da Vetter. A mostra de fotos que integram o do acervo do jornalista Vilmar Carneiro e da Fundação de Cultura de Penha ficará aberta até o final do mês de março na Central de Vendas da Vetter em Penha.
São ao todo 50 fotos dividas em 6 temas: Pesca, Festa do Divino, Costumes, Cidade, Boi de Mamão e Penha Atual. A riqueza deste acervo se dá pela história da colonização da região de Penha. A partir do século XVIII, os espanhóis invadiram a ilha de Santa Catarina, mais especificamente Florianópolis.
“Estes invasores eram pescadores açorianos que vieram fugindo de Portugal a procura de novos locais para estabelecer moradia. Eles começaram uma vida nova ali e todo o trabalho e sustento desta comunidade estava baseado na pesca de baleias.”, complementa o jornalista Vilmar Carneiro que há muitos anos vem pesquisando e armazenando material sobre a cultura local.
O objetivo da construtora com esta ação é valorizar a cultura local e manter viva sua memória resgatando através das fotos as lembranças da origem histórica de Penha.
“Nosso sentimento quanto a isso é de orgulho além de ser um legado que queremos deixar para a cidade. Para nós, a relação com a comunidade é muito importante e queremos contribuir para o crescimento sustentável do município.”, explica a diretora de comunicação e marketing da Vetter, Ianaê E. Feltrin Oliveira.
Conheça mais sobre essa história e visite a Central de Vendas da Vetter localizada na Avenida Itapocorói, 90 – Praia de Armação do Itapocorói. O horário de atendimento é de domingo à segunda, das 9h às 19h e a Exposição é aberta ao público geral.