O que fazer em Penha: 6 dicas de passeios além do Beto Carrero World

Tomar um sorvete, pegar sol e até caminhar no calçadão. Essas são atividades comuns para quem tem o hábito de ir à praia ou até para aqueles que vão apenas no período de férias e no verão. Mas Penha, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina tem muito mais. Por isso, neste post nós vamos te contar 5 sugestões para fazer em Penha.

Descubra Penha

Conhecida como o primeiro distrito turístico do Brasil, a cidade de Penha, em Santa Catarina recebeu o título em 2018. Ela foi classificada pelo Ministério do Turismo como área de interesse nacional.
Ao todo, o município conta com 19 praias, uma ilha e cerca de 31 quilômetros de costa marítima. A cidade recebe por ano, em média de 2,5 milhões de visitantes e tem mais de 200 estabelecimentos gastronômicos para quem visita o local para saborear as delícias da região.
O destino é procurado por muitos aventureiros e é conhecido internacionalmente por concentrar o maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World. No entanto, os destinos de Penha vão muito além do parque.

Dicas para fazer em Penha

  • Passear de escuna
  • Trilhas e Rapel
  • Visitar a Ponta da Vigia
  • Curtir a Casa Maluca
  • Conhecer todas as praias de Penha, de buggy
  • Passear de bike Vetter

Passear de escuna

Passeios de barcos, escunas e lanchas podem ser comuns no litoral, principalmente em Santa Catarina, mas em Penha o passeio vai muito além disso, a escuna é temática e reproduz as antigas aventuras memoráveis dos piratas e te faz viajar para o passado. A Escuna Pirata do Capitão Gato é um dos destinos que você não pode deixar de conhecer. O local de saída do passeio fica na Rua Arno Volpi, Centro, Penha.

o-que-fazer-em-penha-escuna-barco-pirara
Passeio de Escuna, o barco do Capitão Gato. Foto: Roberto Butzke

Trilhas e Rapel

Para quem busca aventura, Penha faz parte do Circuito de trilhas – Caminhos do Pescador, um conjunto de trilhas que começa e passa em diversas praias como Praia Vermelha, Praia da Galheta e Praia Grande, além de alguns pontos referenciais da cidade, como a rampa do Parapente e a Ponta da Vigia. Todo o trajeto de ida e volta, soma 14km.

E para os mais aventureiros, a Ponta da Vigia pode ser o lugar certo, isso porque lá é possível praticar rapel, escalando o ponto turístico de onde é possível ter uma vista linda do oceano a mais de 40 metros de altura. A atividade é feita utilizando cordas e equipamentos de segurança adequados com a mentoria da equipe do Boken Aventura.

Rapel em penha
Praticar rapel em penha com o auxílio da equipe do Boken Aventura. Foto: Divulgação

Visitar a Ponta da vigia

No entanto, se você não é tão aventureiro para fazer rapel ou caminhar algumas horas em trilhas, a Ponta da Vigia ainda é o local indispensável e ideal para sentir a brisa que vem do oceano, ouvir o barulho do mar e fazer fotos de tirar o fôlego. O local era conhecido por ser ponto de monitorar as águas em busca de baleias no passado. Atualmente a atração turística te faz relaxar observando o horizonte.

O ponto fica na Praia de Armação do Itapocorói em Penha.

ponta da vigia em Penha Santa Catarina
A Ponta da Vigia tem uma das paisagens mais bonitas da cidade. Foto: Bruno Marcos da Silva

Curtir a Casa Maluca

Para quem procura por diversão para todas as idades, a Casa Maluca precisa entrar no roteiro. A proposta da casa é divertir as crianças e trazer nostalgia aos adultos, que relembram os tempos de infância em brinquedos como perna de pau, pogobol e bambolê.

Além de toda a diversão, a Casa Maluca possui diversos espaços instagramáveis e a visita é conduzida por um guia da casa em todos os cômodos, como por exemplo a cadeira de praia gigante e a réplica de casa de fazenda.

A casa fica localizada na rua Olíndio de Souza, 407, bairro Armação em Penha.

Conhecer a Casa Maluca em Penha. Foto: Divulgação

Conhecer todas as praias de Penha, de buggy

Aos que amam estar em contato com o mar e a natureza e querem conhecer todas as praias de uma única vez, com certeza a melhor opção é fazer isto de buggy. Além de ver paisagens deslumbrantes, também é possível parar para fotografar e ainda sentir o vento batendo no rosto durante todo o percurso que passa por mirantes e também por pontos turísticos. Os roteiros duram cerca de duas horas.

E passam por lugares como Mirante do São Roque, Praia do Poá e Praia Grande entre outros. Agências como a Penha Passeios são especialistas em organizar os passeios e podem lhe ajudar.

passeio de buggy em Penha
Conhecer todos os pontos turísticos de buggy com a Penha Passeios. Foto: Divulgação

Passear de bike Vetter

Por fim, um passeio de bike também tem o seu valor na beira da praia. Por isso, para aqueles que adoram pedalar por ai, nada como passear de bike pelas praias e pelo Centro de Penha. Basta passar em uma central de vendas da Vetter, em Penha, e pedir a sua bike amarelinha para utilizar a qualquer momento.

passear de bike bicicleta em penha
Passear com as bikes da Vetter. Foto: Vetter

Escrito por: Brenda Bittencourt

Revisado por: José Augusto Souza